Make your own free website on Tripod.com

aaa.jpg

Bem Vindo
Palmarés Desportivo
Dados pessoais
1.ª Fase da Pré Época
Como Planear o Treino
Início de Época
O Treino
O Treinador
Planeamento
Metodologia do jogo
O Novo Futsal
O futuro do Futsal
Sistemas Defensivos
Mandamentos do Treinador
Imprensa Desportiva
Os meus links
Historia do Futsal em Portugal
As Minhas Fotos

Planeamento



A importância do planeamento no treinamento de Futsal

Nos dias de hoje, com a evolução da tecnologia e da ciência do treinamento desportivo fica difícil pensar em treinamento de alto rendimento sem o devido planeamento.

Com a modernização do futsal não se consegue mais obter resultados em competições de ‘‘alto nível’’ com treinamentos a esmo sem a devida preparação técnica, tática, física e psicológica.

É fundamental na composição de um treinamento de padrões elevados, estabelecer objetivos a longo e médio prazos que só serão alcançados com o devido controle dado pelo treinamento planificado e periodizado.

A periodização do treinamento, sempre apoiada nos principios do treinamento desportivo nos permitirá ter o controle de toda a composição do treinamento de alto rendimento, isto é, dará a noção ideal de toda a preparação técnica, tática, física e psicológica.

A periodização mais usada para o treinamento de futsal é de um ano.
Este período de treinamento chamado de macrociclo pode ser subdividido dependendo das qualidades físicas dominantes do desporto em macrociclos anuais, semestrais ou quadrimestrais.
No futsal há uma preponderância dos macrociclos semestrais promovendo dois picos de rendimento por ano.

Macrociclo é o maior período de treinamento que como vimos pode durar um ano.
Temos ainda o mesociclo que são períodos que duram de um a dois meses, microciclos, período de uma semana, e por fim a unidade de treinamento.

Todos estes períodos de treinamento devem ser planificados e orientados sempre pelos princípios do treinamento desportivo que permitirão ao técnico e preparador físico da equipe o controle de todas as variantes do treinamento.

quadro.jpg

 
Podemos ainda dividir o macrociclo em períodos:
Pré - preparação — período de levantamentos dos fatores influenciadores:

Recursos disponíveis,
Objetivos da equipe e dos patrocinadores,
Disponibilidade de espaços para treinamento, etc...

Preparação — pode ainda ser dividido em fase básica e específica. Na fase básica há um predomínio da preparação física e técnica com intuito de criar uma base de treinamento indispensável para a fase específica onde há o início da preparação tática, psicológica e o treinamento das valências específicas do futsal.

Competição — onde a competição passa a ser o maior objetivo havendo uma redução da carga de treinamento e a manutenção dos níveis de condição competitiva obtidos anteriormente.

Transição — neste período o objetivo é proporcionar ao atleta a recuperação física e mental mantendo também um nível de preparação adequado para o início de um novo macrociclo.

Toda esta periodização nos orientará na composição e aplicação das cargas de treinamento devendo sempre ter um caráter oscilatório para promovermos o supercompensação e resguardarmos o atleta do sobretreino ou ‘‘overtraining’’.

Para proporcionarmos em nossos atletas o alcance de performances máximas ou perto da máxima é necessário termos o controle de toda a composição do treinamento de alto rendimento dando assim a devida importância a preparação técnica, tática, física e psicológica.

Só com o planeamento e periodização do treinamento que poderemos controlar todas variantes do treino e corrigi-los quando necessário.

cima.jpg